terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Movimento Estudantil debate sobre Segurança, Residência Universitária e BI’s no CONSUNI.





O CONSUNI – Conselho Universitário da UFBA - do dia 21/02 teve como pauta o Plano de Segurança da UFBA, o CT-Infra e a exposição do Projeto dos BI’s para o próximo período. A Representação Estudantil esteve presente com 07 conselheiras e conselheiros, além da representação das residências universitárias, centros e diretórios acadêmicos.

Este conselho foi caracterizado pelo movimento estudantil como de extrema importância, com pautas que dialogam diretamente com as reivindicações e projetos que o M.E disputa para a Universidade e com decisões que atinge diretamente a vida da/do estudante.

O Plano de Segurança da UFBA é um exemplo disso, no último CONSUNI foi exposto um balanço das últimas ações desenvolvidas no âmbito da segurança universitária a fim de inibir roubos, assaltos e depredações no interior na universidade. Com base nessas ações já desenvolvidas, a PROAD – Pró-reitoria de administração, resolveu traçar um conjunto de propostas a serem postas em prática pela UFBA no próximo período, visando fortalecer além da segurança patrimonial, a segurança de quem transita pelos campi como estudantes, professores e técnico-administrativos.

O que chamou a atenção da representação estudantil sobre o assunto foi principalmente como a segurança é tratada pelo conjunto destas propostas, que visam apenas coibir ações sem ter nenhuma perspectiva de atuação político-social sobre a problemática da segurança. Ações como instalação de catracas, grades e cartões de identificação, por exemplo, não são sinônimos de segurança no ponto de vista dos conselheiros estudantis, que chamaram a atenção deste conselho para a responsabilidade de debater de onde vem a insegurança na UFBA e principalmente se esta insegurança não advêm do isolamento que a instituição apresenta perante a sociedade e ao entorno de sua área que é cercada por comunidades populares, como no caso do Calabar, Alto das Pombas e Federação. Para os estudantes presentes no CONSUNI, não é controlando a entrada de pessoas à universidade ou fechando as passagens que dão acesso as comunidades que teremos segurança, ao contrário, dificultando o acesso estaremos referendando barreiras já existentes no plano do simbólico. Debater segurança na opinião estudantil é incluir a sociedade na universidade, chamar as comunidades do entorno para ocupar os espaços físicos e políticos que o são negados e integrar cada dia mais estas pessoas ao espaço universitário numa via de mão dupla, no ensino, pesquisa e extensão. Pelo visto este ainda não é o sentimento da maioria dos/as dirigentes de unidades da UFBA, assim como o da administração central, por isso vale lembrar o quanto é importante disputar este debate nas congregações e entidades, na intenção de construirmos uma universidade de fato democrática e popular.

Sobre o CT-Infra, que por sinal é pouco divulgado entre o corpo discente, este assunto se trata de um edital do Ministério das Ciencias e Tecnologias, lançado as IFES no intuito de financiar iniciativas no campo da pesquisa. O CT-Infra ocorre todos os anos e dá a possibilidade das universidades inscreverem projetos de estruturação e desenvolvimento no âmbito da ciência e tecnologia, sendo que este ano o recurso destinado ao edital é orçado em 18 milhões de reais, que é dividido em compra de equipamentos, construções de prédios, entre outros.

O que interessou a representação estudantil, além de saber quais projetos de pesquisa estão sendo desenvolvidos na universidade foi a notícia de que a antiga R3 – Residência Universitária III, estaria sendo alvo de especulações para instalação de um projeto que disputaria o CT-Infra este ano. Ao chegar à pauta e depois do CTC - Comissão interna de avaliação dos projetos, apresentar os projetos enviados e os aprovados, a representação descobriu que de fato a informação procedia e que a R3, fechada por decisão do CONSUNI para reforma, era alvo da instalação do projeto de um Museu de Integração da UFBA. Por sorte este projeto não foi aprovado pelo CTC este ano, porém ele já é uma indicação para o CT- Infra do próximo ano, e terá o período de 2011 para se reestruturar e concorrer a novos editais. Vale a pena lembrar que a representação estudantil não é contra a construção do Museu, entendemos que a universidade necessita destes espaços para a formulação de conhecimento. Nosso questionamento no CONSUNI vai no sentido de ponderar o espaço onde o Museu seria instalado, pois no dia 21-07-2009 o conselho universitário deliberou a reforma daquele espaço e até hoje nada foi feito, sendo assim os estudantes que ali moravam estão amontoados numa hospedaria esperando esta reforma. Nesse sentido foi que a representação das residências estudantis fez uma fala “refrescando a memória” do conselho e chamando a atenção do mesmo para a responsabilidade. A reitora Dora Leal se comprometeu a avaliar a decisão do conselho e de não tomar nenhuma posição sobre o assunto até que os residentes estejam devidamente acomodados em uma residência universitária.

Por último, pela quarta vez a questão dos BI’s foi prorrogada para o próximo conselho sob alegação de horário excedido. Deixamos nítido que não vamos sossegar até que este assunto seja levado ao CONSUNI, tendo em vista que este assunto é de extrema importância para a universidade. É provável que a pauta seja a primeira do CONSUNI marcado para o dia 12 de março. Estaremos lá, junto com a representação dos BI’s.

Fonte: Ousar Ser Diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário