sexta-feira, 22 de julho de 2011

As críticas ao Pronatec.

Pronatec é bem visto, mas repasse de recursos para escolas privadas preocupa setor
Elogiado por dar continuidade à ampliação do ensino técnico iniciada no governo Lula, projeto que cria "ProUni do ensino técnico" peca ao prever verbas públicas para instituições particulares


São Paulo - Em tramitação no Congresso Nacional, o projeto de lei do Executivo 1209/2011, que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi bem recebido por educadores do setor, mas com ressalvas.

Na avaliação de Antonio Almerico Biondi Lima, superintendente de educação profissional da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, o programa é positivo por dar continuidade à ampliação da rede federal de ensino técnico e a programas iniciados no governo Lula; por conceder bolsas para os estudantes; por seu caráter emancipatório; e por contemplar a educação profissionalizante e de jovens e adultos, que historicamente foram excluídas das políticas educacionais.

No entanto, ele reprova a transferência de recursos federais, mediante convênios, para a rede técnica privada para aumentar as vagas oferecidas. Ele teme que institutições despreparadas e sem equipamentos adequados sejam beneficiadas. Integrante do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Biondi conta que vê escolas técnicas sendo aprovadas que, na verdade, não passam de caça-níqueis.
“É preciso que essas escolas sejam fiscalizadas com o mesmo rigor aplicado às instituições de ensino superior”, afirma. “Senão é grande o risco de o dinheiro público ir pelo ralo ao financiar essas escolas ruins”.

Para ele, os investimentos públicos devem ser feitos na rede pública de educação técnica e tecnológica, que mantém a ampla maioria das vagas. Para se ter uma ideia, na Bahia a rede estadual oferece 50 mil vagas, enquanto que o sistema S, formado pelo Sesi, Senai, Sesc e Senac, entre outros, apenas 6 mil.


Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/educacao/2011/07/repasse-de-recu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário