terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Diretoria de Mulheres da UEB realiza sua primeira atividade no FSMT-BA.




Neste último sábado aconteceu na Tenda de Juventude do Fórum Social Mundial Temático na Bahia a primeira atividade da Diretoria de Mulheres da UEB, abrindo assim as atividades desta pasta que pretende ser extensa até o fim desta gestão.

O debate puxado pela UEB colocou o tema: Criminalização das Mulheres e Legalização do Aborto como pauta das atividades de juventude no segundo dia de fórum contando com a presença de Terezinha Gonçalves da Frente Baiana Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto, Joana Parolli da União Nacional dos Estudantes e Leila Ferreira da Marcha Mundial de Mulheres.

Assistindo ao debate estavam diversos/as jovens de todas as partes do país e a presença de DCE´s, CA’s, coletivos organizados de juventude, organizações religiosas, entre outros, deu a atividade um caráter de participação popular onde diversas opiniões foram expressadas e debatidas, fazendo com que o plenário se envolvesse com o tema do aborto, ainda tão polêmico em nossa sociedade.

“As mulheres negras, jovens e periféricas, são as que mais sofrem com os abortos ilegais e inseguros, quem tem dinheiro paga por um procedimento seguro, quem não tem morre na fila dos hospitais. O aborto é uma situação de saúde pública atrelada à discriminação racial/ social. Uma das vias de luta é a democratização do ensino, debater nas periferias sobre esse tema é fundamental”, declarou Leila Ferreira que também faz parte do Movimento Popular, na Associação do Bairro de Pernambués.

No fim do debate, Tâmara Terso, diretora de mulheres da UEB, fez um convite a todas e todos as/os presentes para que este tema fosse levado à todos os espaços, reafirmando a campanha da UNE pela Legalização do Aborto e a luta das mulheres por igualdade de oportunidades.

Fonte: Ascom/ Ousar Ser Diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário