segunda-feira, 26 de abril de 2010

CARTA AOS ESTUDANTES DA UFBA

Muitos nos perguntam por que para nós é tão importante as eleições na Universidade Federal da Bahia, desde o pleito que escolherá o coletivo do DCE, ao que definirá os destinos do reitorado desta instituição. Eis aqui algumas possíveis respostas essas perguntas.

A UFBA faz parte de nossa história e nós construímos a história desta universidade. Sou filho de negros guerreiros que não tiveram acesso a educação básica, bem como ao ensino superior, mas que sempre colocaram como foco na criação dos filhos o papel desempenhado pela educação para a compreensão dos nossos direitos e a luta para a execução dos mesmos.

Meu pai foi o primeiro pintor da UFBa. Ironicamente, ele conhece cada pedaço dessa universidade, desde os móveis montados para a cenografia da Escola de Teatro às vigas da Casa dos estudantes, haja vista ter sido ele o responsável pela pintura dos mesmos. Isso não é tudo. Na primavera e no verão, costumamos colher os frutos das árvores que ornamentam a universidade, jogamos bola em suas cercanias, descansamos nas sombras produzidas pelo patrimônio suado de nossos impostos.

Ao longo da história do nosso país os estudantes têm tido um papel importante e estratégico para a manutenção e aperfeiçoamento da democracia. O DCE da UFBA nunca se afastou dos combates trazidos pela história. Tão firmes quanto os estudantes são os movimentos sociais, principalmente os movimentos de bairros que mudaram a história desse país em lutas emblemáticas como a da caristia, a elaboração de leis complementares à Constituição, bem como a participação aguerrida e efetiva nos conselhos sejam de saúde, educação, desenvolvimento urbano entre outros, muitas vezes carregando nas costas o exercício do controle de contas e ações geradas por órgãos governamentais.

Atualmente a UFBA precisa ser pensada de fora pra dentro, da comunidade onde são criados os primeiros vínculos estudantis no exercício da extensão para dentro da graduação, espaço adequado para preparação do conhecimento cientifico.

Por que apoiamos a chapa 1:

* Não é possível fazer a primavera acontecer sem as diversas formas de flores e frutos. Sem a diversidade de movimentos dificilmente teremos uma nova UFBA. Acreditamos que essa UFBA se concretizará com a participação e união de todos que reconhecem a sua importância;

* A chapa 1 sempre dialogou com os movimentos sociais. Isso nos dá a garantia de ter no DCE a nossa voz ecoando dentro da universidade;

* Buscar a qualidade da graduação e a infra estrutura necessária é uma das bandeiras da chapa 1, tendo-se em vista que a qualidade do ensino na graduação depende dos conhecimentos forjados pelos profícuos contatos com a comunidade e com as entidades participantes da sociedade civil;

* Boa parte dos estudantes moradores de comunidades populares precisam do serviço da creche para seus filhos e filhas. Assim, a defesa da abertura de novas vagas é muito importante para a manutenção desses alunos na instituição. Uma universidade democrática e imbuída por compromissos sociais garante não apenas o acesso do estudante, mas também a permanência dele nos arrabaldes universitários.

Rodrigo Alves
Liderança comunitária do bairro de Alto das Pombas

Nenhum comentário:

Postar um comentário