terça-feira, 20 de abril de 2010

FACULTATIVIDADE JÁ! A MOBILIZAÇÃO CONTINUA: PELA APROVAÇÃO DO PL 28/2009!


Na última quarta-feira no Colégio Central aconteceu uma Audiência Pública para discutir os problemas do Transporte Público em Salvador.


A mesa foi composta pela vereadora Marta Rodrigues; Tâmara Terso, da União dos Estudantes da Bahia; Anderson Alves, da ABES; Diogo César, da AGES e Rafael Miranda, do Grêmio do Central. No público estavam estudantes, principalmente do Central, além dos Grêmios do Manoel Novaes, Texeira de Freitas e Odorico Tavares.


Foram abordados diversos aspectos do Transporte, como o aumento abusivo da tarifa, a precariedade da frota, a falta de postos de recarga, a reativação do Conselho Municipal, o aumento das passagens diárias. Entretanto, o foco da Audiência foi debater o Projeto de Lei 28/2009, que versa sobre a facultatividade do pagamento antecipado de créditos do cartão de Meia-Passagem Salvador Card.


Todos/as presentes foram unânimes em caracterizar como injusta e ilegal a obrigação da recarga anteciapada. Vários foram os exemplos dados de dificuldades de famílias que não tem renda fixa em garantir que seus filhos frequentem regularmente a escola.


A vereadora Marta fez questão de ressaltar que além do PL 28/2009, de sua autoria, também fez um Projeto de Indicação para que os postos de recarga do Bilhete Avulso também coloquem créditos no cartão de Meia-Passagem - aumentando os postos de 3 para mais de 50 na cidade. Além disso foi feita uma representação no Ministério Público denunciando todos estes abusos. Segundo a vereadora, "o poder público tem que garantir o direito de ir-e-vir da população, transporte é uma concessão, por isso as empresas não podem fazer o que bem entenderem só visando lucro".

Os estudantes da platéia, bem como os representantes das entidades, se comprometeram em intensificar a mobilização pela aprovação do PL 28/2009. Os próximos passos serão a formação de Comitês em todos os colégios de Salvador, realização de novas Audiências Públicas e atos na Câmara de Vereadores e na Prefeitura.


Os estudantes não vão descansar até que tenhamos um transporte público democrático e inclusivo! A lembrança das mobilizações da Revolta do Buzú com certeza farão com que nenhum prefeito, vereador ou empresário ouse duvidar da organização do movimento estudantil baiano. Quem já derrubou um presidente playboy, um coronel senador e parou a cidade podemuito mais!


Às ruas! Pela aprovação do PL 28/2009!

Nenhum comentário:

Postar um comentário