segunda-feira, 31 de agosto de 2009

NOVOS ESPAÇOS DO FEMINISMO

Convocatória


XV SIMPOSIO BAIANO DE PESQUISADORAS (ES) SOBRE MULHER E RELAÇÕES DE GENERO.

Novos Espaços do Feminismo

4 a 6 de novembro de 2009

Salvador – Bahia

http://www.simposio neim.ufba. br

A Coordenação do NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A MULHER – NEIM/UFBA convida pesquisadoras/ es, estudantes, especialistas, profissionais, integrantes dos diversos Núcleos, Centros e Programas Universitários e de Pesquisa da Bahia, assim como Secretarias de Governo, Núcleos de Gênero de Empresas públicas, Sindicatos, Partidos políticos, ONG feministas e outros, para participarem do XV SIMPÓSIO BAIANO, que tem como objetivo agregar estudiosas/os e articular um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, que levem a reflexões a respeito de “Novos Espaços do Feminismo”, tema central deste ano.

Esse Simpósio pretende ainda, divulgar a produção intelectual baiana; facilitar os agenciamentos de novas pesquisas; propiciar novos intercâmbios entre professoras( es), pesquisadoras( es) e estudantes de graduação e de pós-graduação da Bahia; além, de se constituir num momento de formação sobre temas emergentes relacionados ao feminismo, que ora desafiam o pensar e o agir da academia, de organismos governamentais e não governamentais e de movimentos feministas e de mulheres.


SOBRE A PROPOSTA TEMÁTICA

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM/UFBA), ao longo dos seus 26 anos, tem promovido uma série de eventos no âmbito local, estadual e internacional. Esses eventos se constituem como um espaço de diálogo entre a academia e o movimento feminista e de mulheres com vista à troca e a articulação entre teoria e práxis, com forma de suscitar reflexões sobre o significado, a eficácia e mesmo sobre os obstáculos e as possíveis implicações da luta pela equidade de gênero e promoção social da mulher. Dessa sorte, o NEIM demonstra tanto a indissocialibidade entre pesquisa, ensino e extensão, quanto afirma que esse caminho é frutífero, na medida em que possibilita a análise dinâmica de um objeto sobre diferentes perspectivas e permite discussões epistemológicas sobre a construção do conhecimento e a experimentação de novas metodologias.

Nessa perspectiva, o Simpósio Baiano de Pesquisadoras( es) Sobre Mulher e Relações de Gênero, promovido por essa Instituição há quatorze anos, vem se tornando um evento que faz parte da programação anual do NEIM e também da agenda do campo de estudos sobre a mulher e relações de gênero na Bahia, algo que tem sido corroborado pelo crescente interesse sobre a temática no Estado.

O XV Simpósio terá como tema “Novos Espaços do Feminismo” que visa trazer à cena, rastrear, dar visibilidade aos novos lugares, às intersecções de vários itinerários, desenhados a partir de diferentes histórias de pertencimento, ou seja, de experiências historicamente situadas. Como sabemos, o Feminismo e seu ativismo, como afirma Eliana Ávila e Claudia Costa (2006, p. 05), é melhor concebido “não como um movimento social unívoco, mas como práxis de subversão; que se constrói como movimento social polívoco, bem como através de mulheres que resistem singularmente a formas diferentes de opressão; assim o feminismo perturba sistemas hegemônicos também em seu próprio bojo”.


SOBRE A ESTRUTURA

O Simpósio terá a duração de três dias, com mini-cursos e abertura solene no dia 04 de novembro. A programação dos dias subseqüentes será composta por Mesa Redonda em torno da temática específica do evento, além da apresentação de trabalhos nos Mesas Temáticas Coordenadas, que tratarão de questões diversas no campo dos estudos sobre mulheres e relações de gênero.
O Simpósio terá a duração de três dias, com mini-cursos e abertura solene no dia 04 de novembro. A programação dos dias subseqüentes será composta por Mesa Redonda em torno da temática específica do evento, além da apresentação de trabalhos nos Mesas Temáticas Coordenadas, que tratarão de questões diversas no campo dos estudos sobre mulheres e relações de gênero.

EIXOS TEMÁTICOS

Gênero, Identidade e Cultura

Recobrindo uma ampla área de interesse, este eixo temático aglutina investigações empíricas e reflexões teóricas sobre produção e expressões das identidades de gênero na sua diversidade, voltando-se para a análise das relações, lugares, instâncias e significados em que elas se forjam e se transformam. Essas reflexões se desdobram em duas vertentes. A primeira procura observar as relações da cultura com estruturas sociais de poder, as formas de construção de identidades e as estratégias culturais que deslocam as posições de poder e seus efeitos nas expressões identitárias. A segunda dedica-se à análise da dinâmica das relações sociais, ou seja, das várias intersecções diferenciadoras, dos seus efeitos, e dos contextos específicos nos quais elas têm lugar, debruçando-se sobre parâmetros teórico-metodoló gicos para uma reflexão sobre a diferenciação/ articulação das relações sociais de gênero, idade/geração, raça/etnia e classe nas sociedades capitalistas, com ênfase na análise da sociedade brasileira. Nas duas vertentes, porém, a abordagem se faz a partir de uma perspectiva feminista, privilegiando o enfoque de gênero nas análises, sem contudo esquecer que nem tudo é “uma questão de gênero”.

Gênero, Saúde e Trabalho

Esse eixo temático tem como objetivo mais geral a reflexão acerca dos debates e polêmicas e análises pertinentes nos marcos de perspectiva de desenvolvimento com responsabilidade social. Nesse contexto, questões tais como saúde, sindicalismo, requalificação profissional, economia familiar são pertinentes às reflexões postas. Nesse sentido, o eixo temático integra estudos e pesquisas de caráter multi e inter disciplinares que enfatizam análises relativas à saúde e à dinâmica das relações de gênero no mundo do trabalho, urbano e rural. Em especial, as reflexões se voltam para a análise dos desafios postos pelo capitalismo flexível e as novas práticas e impactos para o trabalho feminino, vez que as mudanças e desafios desse novo paradigma de organização do processo de trabalho incidem danos, riscos e agravos para a saúde dos trabalhadores, especialmente a mulher trabalhadora. No marco das reflexões, incluem-se também as análises sobre as práticas de saúde e os direitos reprodutivos, a AIDS, as doenças crônico-degenerativa s e as sexualmente transmissíveis sob uma perspectiva de gênero.

Gênero, Poder e Políticas Públicas

Esse eixo de pesquisa tem por objetivo entender como, a partir das relações de gênero, podemos vivenciar, reproduzir, contestar ou subverter o poder. Para tal, entendemos o poder como algo mais do que um conjunto de aparelhos e instituições que garantem a sujeição dos indivíduos ao Estado ou meramente um sistema de dominação exercido por uma classe sobre a outra ou até mesmo como uma certa capacidade que alguém possua. Nessa perspectiva interessa ver como as relações de gênero perpassam o Estado, o governo e as outras instituições e práticas políticas, através de práticas educativas, culturais, das relações econômicas e/ou sexuais e quais os mecanismos de transformação e resistência lançado mão pelas mulheres, e aí o feminismo, as novas institucionalidades democráticas e as políticas públicas.


CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

O evento estará aberto à participação de pesquisadoras( es), estudiosas(os) e interessadas( os) sobre a temática, inscritos e mediante a apresentação de comprovante de pagamento.

INSCRIÇÃO

Neste evento há a possibilidade de inscrição em duas modalidades: sem apresentação de trabalho(s) (ouvinte) ou com apresentação de trabalho (comunicação oral).

SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO


1) Essa modalidade de inscrição, destina-se a estudantes de graduação, especialização, bem como a interessadas( os) provenientes dos movimentos sociais e a profissionais de Secretarias de Governo, Núcleos de Gênero de Empresas Públicas e Privadas, sindicatos, partidos políticos e Ong feminista e outros, com vista a dar embasamento/ aprofundamento sobre as questões relativas às relações de gênero, mulheres e feminismo e aos fundamentos teórico-metodoló gicos da pesquisa quantitativa e qualitativa e seus usos nas ciências humanas e sociais numa perspectiva multidisciplinar.

2) Essa modalidade de inscrição dá direito a certificado como participante, atendendo ao critério de no mínimo 75% de presença no Evento, assim como o direito a inscrição em mini-cursos, respeitando- se o limite de vagas e a data limite de inscrição.

Observação: Somente as(os) participantes com pagamento já confirmado poderão fazer a inscrição nos mini-cursos no momento em que forem abertos.

3) As inscrições sem apresentação de trabalho poderão ser realizadas até 04/11/2009, início do evento.

4) Não haverá devolução das taxas de inscrições pagas em nenhuma hipótese.


COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (COMUNICAÇÃO ORAL)

1) Essa modalidade de inscrição, destina-se a docentes e pesquisadoras (es), doutorandos( as), mestras(es) e mestrandas(os) que desenvolvem pesquisas e estudos relacionados às questões de gênero, mulheres e feminismo no Estado da Bahia.

2) Estando de acordo com o primeiro critério do parágrafo anterior, as(os) participantes desejosas(os) de se inscreverem com apresentação de trabalho, deverão se inscrever através do GERE - Sistema de Gerenciamento de Eventos da UFBa.
Os resumos estendidos serão utilizados pelas(os) Coordenadoras( es) de Tema para decidir sobre as comunicações que serão efetivamente apresentadas sob forma oral, caso o número de solicitações venha a exceder o máximo permitido. Os resumos estendidos também permitirão: i) escolher as(os) participantes de micro-simpósios ou Mesas de Discussão Temática Coordenada sobre assuntos particularmente interessantes e atuais que poderão ser organizados, separados ou em conjunto, pelas(os) Coordenadoras( es) de Tema; ii) selecionar as comunicações de maior relevância e/ou impacto, as quais poderão dispor de maior tempo para apresentação.

3) É permitido a cada participante a inscrição de no máximo dois trabalhos desde que obedecida a cláusula do item 1. As taxas de inscrições para o evento serão cobradas individualmente por autor(a) e co-autor(as/ es), e não por trabalho. Ex. Uma comunicação oral de autoria do(a) orientador(a) em co-autoria com seu(a) discente, terá 2 inscrições.

OBS.: Em trabalhos com mais de um(a) autor(a), a falta de pagamento de um(a) dos(as) participantes implicará na exclusão automática do trabalho, sem restituição de qualquer valor pago. Informamos ainda que o trabalho não será encaminhado à comissão avaliadora.

5) Essa modalidade de inscrição dá direito a certificado da comunicação oral em Mesa de Discussão Temática Coordenada, assim como o direito a inscrição em mini-cursos, respeitando- se o limite de vagas e a data limite de inscrição.

Observação: Somente as(os) participantes com pagamento já confirmado terão os trabalhos avaliados e poderão fazer a inscrição no mini-cursos no momento em que forem abertos.

6) As Mesas de Discussão Temática Coordenadas serão definidas a partir dos trabalhos selecionados. Serão organizadas duas mesas simultâneas, por turno, conforme programação. Cada participante terá 20 minutos para exposição oral e deverá permanecer presente até o fim da sessão para o debate final.
OBS: O tempo total de duração da sessão coordenada será de 2 horas

7) As inscrições com apresentação de trabalho poderão ser realizadas até 30/08/2009. Não haverá devolução das taxas de inscrições pagas em nenhuma hipótese.
Os resumos estendidos serão de responsabilidade dos(as) autores(as) e serão avaliados pela comissão cientifica do evento podendo ser ou não aprovados.

OBS.: A análise dos trabalhos submetidos e envio das cartas de aceite durante o mês de setembro.

FORMATAÇÃO DE RESUMOS ESTENDIDOS (SOMENTE PARA INSCRIÇÕES COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO):

RESUMO ESTENDIDO

• Formato Word for Windows (versão 97, 2000, XP ou posterior - contanto que a extensão seja .doc)
• Duas (2) páginas com 8 referências, no máximo, ao final
• Fonte Times New Roman, corpo 12
• Papel A4, páginas não numeradas
• Espaçamento do texto entre linhas 1,5
• Primeira linha de cada parágrafo com recuo padrão (1,25cm)
• Sem espaço entre os parágrafos
• Espaçamento das citações simples com recuo padrão (1,25cm)
• Margens: superior 2,5cm; inferior 2 cm; esquerda 2 cm; direita 2,5 cm
Na primeira página do resumo, devem aparecer os seguintes itens:
• Título do trabalho centralizado: em caixa alta e em negrito.
• Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando em nota de rodapé o(s) vínculo institucional e e-mail do(s) mesmo(es).
• Resumo
• 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave


TAXAS DE INSCRIÇÃO:

O pagamento vai variar de acordo com a categoria do candidato e o período de inscrição (conforme tabela abaixo):


SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (OUVINTE)

CATEGORIA de 08/06/09 a 03/08/09 de 04/08/09 a 03/11/09 Durante o Evento
Estudante graduação R$ 40,00 R$ 55,00 R$ 65,00
Graduado/estudante de pós graduação R$ 60,00 R$ 80,00 R$ 90,00
Profissionais R$ 80,00 R$ 120,00 R$ 150,00


COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (COMUNICAÇÃO ORAL)

CATEGORIA De 08/06/2009 a 30/08/2009
Estudante de Mestrado R$ 65,00
Mestras/es R$ 70,00
Estudantes de Doutorado R$ 80,00
Professor(a) /Pesquisador( a) R$ 100,00





AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS E ENVIO DE CARTAS DE ACEITE: SETEMBRO

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO: http://www.simposio neim.ufba. br

NEIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher.

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

Estrada de São Lázaro, 197 – Federação

Salvador – Bahia

E-mail: simposioneim@ ufba.br

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Profa. Dra. Ivia Iracema Duarte Alves – Pesquisadora Permanente do NEIM;

Profa. Dra. Silvia Lúcia Ferreira – Pesquisadora Permanente do NEIM;

Prof. MS. Alexnaldo Teixeira Rodrigues – Pesquisador Associado do NEIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário