quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ufba aprova cinco novos cursos para 2010

Cinco novos cursos serão oferecidos pelaUniversidade Federal da Bahia(Ufba) no vestibular 2010. São eles: bacharelados em sistema de informação, fisioterapia, engenharia deagrimensura e cartografia; licenciatura em computação; e o curso superior tecnológico (CST) em transporte terrestre: gestão do transporte e trânsito.

Além destes, serão criadas também 50 vagas em novo turno (noite) no curso de pedagogia.

A novidade foi divulgada ontem após aprovação na Câmara de Ensino de Graduação da universidade e valem apenas para os campi de Salvador. No total, foram acrescidas 890 novas vagas, totalizando 7.886 em todo o Estado.

Os cursos de bacharelados interdisciplinares (BIs)em artes, ciência e tecnologia, humanidades e saúde e os CSTs de gestão pública e gestão social, incluindo o de gestão do transporte e trânsito terrestre, têm a duração de três anos Para o pró-reitor de graduação da Ufba, Maerbal Marinho, “este curso (gestão de transporte) vai capacitar os estudantes para contribuir com a organização do tráfego em qualquer grande cidade do País”, explica.

Nas duas modalidades acadêmicas (BIs e CSTs), não haverá provas nem pagamento da taxa de inscrição. O processo seletivo será realizado por meio da medição do desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Já os cursos de progressão linear (os antigos e os novos) mantêm o vestibular em duas etapas.

As vagas, apesar do crescimento da oferta, continuam disputadas, ao menos nos cursos mais tradicionais. Direito, porexemplo, teveaprocura de 17,9 candidatos por vaga em 2008, número que caiu para 13,3 no último vestibular.

Quanto aos cursos novos, o pró-reitor de graduação diz que terá de esperar o encerramento das inscrições para que seja identificada a aceitação de cada um.


Isenção e inscrições Segundo Maerbal, mais de oito mil estudantes atenderam aos critérios exigidos e conseguiram a isenção da taxa de inscrição. Para aqueles que que não obtiveram a gratuidade, o custo da inscrição é de R$ 85.

O prazo vai até o próximo dia 14. Os interessados podem faz a inscrição via internet ou se dirigir a um dos 11 postos distribuído por todooEstado.

Em Salvador, os estudantes podem se deslocar até o Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação, no Canela; ou à Faculdadede CiênciasEconômicas, na Praça da Piedade, no Centro da cidade.

A seleção da Ufba é realizada em duas etapas. A primeira está marcada para 15 e 16 de novembro, e a segunda, para o período entre 13 e 18 de dezembro.

A primeira etapa, genérica, é composta por questões objetivas do tipo proposições múltiplas, comuns a todos os candidatos de todos os cursos, mas com pesos diferenciados.

Na segunda fase, as provas são discursivas e específicas.

Há, ainda, provas de habilidade específica para a área de artes.

A Ufba mantém um sistema de cotas, voltado a afrodescendentes oriundos de escola pública (36,55%), candidatos de escola pública de qualquer etnia ou cor (6,45%) e indiodescendentes (2%). Os 55% restantes são destinados aos demais candidatos.


Fonte: LUIZ FERNANDO LIMA - Jornal A Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário