quarta-feira, 27 de abril de 2011

I Seminário de Integração com a Comunidade e os Movimentos Sociais. DCE UFBA






O Debate sobre Educação Democrática e Popular vem permeando as formulações dos Movimentos Sociais desde que a disputa da educação superior ganhou novos atores e atrizes, a partir da expansão do ensino superior brasileiro e das políticas públicas voltadas para a inclusão das classes populares nas universidades.

Hoje mais negras e negros, mulheres, indígenas e diversas camadas das classes populares engrossam as estatísticas de novos/novas universitários/ as, porém a universidade ainda não representa essas novas caras.

As comunidades das cidades onde as universidades estão inseridas, em sua maioria não participam das decisões tomadas neste ambiente nem ao menos fazem parte das construções que ali se fomenta. O ensino superior que deveria prezar pelo tripé ensino, pesquisa e extensão em muitos casos pára no seu primeiro pilar, deixando os outros dois ou a mercê dos interesses privados, ou das ações pontuais e assistencialistas que em nada refletem o papel social das universidades e do ensino superior.

A junção do ensino acadêmico, dos saberes populares, das experiências sociais e da horizontalidade dos trabalhos de base, pode ser uma alternativa para o ensino superior no próximo período. Um ensino que sirva não apenas para formar mão de obra para o mercado, mas para contribuir com a soberania do país e de seu povo.

Nesse sentido o DCE UFBA – Gestão Primavera nos Dentes – convida todas e todos para participar do I Seminário de Integração com a Comunidade e os Movimentos Sociais, que acontecerá entre os dias 11 e 12 de Maio, no auditório do PAF I em Ondina. Este Seminário terá como tarefa ajudar a fomentar a construção de uma nova universidade, socialmente referenciada, a partir de um debate amplo com o conjunto dos movimentos sociais e das comunidades populares de Salvador.


Venha se juntar a nós nessa construção coletiva!


Veja a Programação:





www.dceufba.ufba.br
www.twitter/@dceufba
dceufba@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário