terça-feira, 5 de abril de 2011

Jornada de Lutas da Unime


No dia 31 de março de 2011, estudantes da Unime - Lauro de freitas fizeram uma grande manifestação pela regulamentação do ensino privado, pois assim como a maioria das faculdades privadas no Brasil, a Unime vem sendo sucateada, uma vez que se prioriza o lucro em detrimento da qualidade de ensino uma vez que diminuiram a carga horária dos cursos ao mínimo exigido pelo MEC e aumentaram a mensalidade. Outra pauta comum a todos os cursos é a falta de funcionários para atender as demandas administrativas, já que houve um corte dos funcionários com a compra do grupo IUNI pelo grupo Kroton. Além disso existem pautas específicas de cada curso que interessa a comunidade acadêmica, como a instalação do Restaurante Universitário na Unime, onde os alunos e coordenadores do curso de Nutrição elaboraram um projeto para se instalar um RU adequado as condições da faculdade, onde os alunos poderiam estagiar, porém a direção da faculdade priorizou a instalação de um salão de beleza, o que mostra o descaso da Instituição perante o alunado.

A mobilização contou com cerca de 250 alunos que literalmente pararam a instituição, entoando palavras de ordem pelos corredores da faculdade. Em seguida, os alunos pararam o trânsito da Avenida Luiz Tarquínio, para exigir da Instituição melhorias, o que causou uma aderência de mais estudantes ao movimento. Como em todo movimento social, houve uma certa truculência da Polícia Militar, que tentou tomar o microfone do carro de som, mas os dirigentes do Dce conseguiram negociar com a PM e retomamos as atividades.

Vale ressaltar que a Jornada de Lutas da Unime, faz parte do calendário de Jornada de Lutas da União dos Estudantes da Bahia(UEB) e da União Nacional dos Estudantes(UNE), e que nós apoiamos as pautas da UNE, como os 10% do PIB para a educação e os 50% da renda do Pré-Sal para a educação e principalmente a regulamentação do Ensino Superior Privado na Bahia e no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário