sexta-feira, 7 de maio de 2010

Depois de processo tenso, resultado das eleições do DCE UFBA é divulgado

Depois de três dias intensos de votação e outros dois dias conturbados de apuração, foi anunciado hoje (03) o resultado final das eleições para a gestão 2010/2011 do Diretório Central dos Estudantes da UFBA, realizadas nos dia 27, 28 e 29 de abril. O atraso na divulgação do resultado se deu por um impasse durante a contagem dos votos. Depois de um processo tenso, a Chapa 01 – “Primavera nos Dentes” foi declarada vitoriosa pela Comissão Eleitoral. 
“Não admitimos que um processo construído de forma democrática seja inviabilizado por nenhuma força política. A chapa 03 perdeu nas urnas e, agora, quer ganhar no grito, deslegitimando a participação de diversos estudantes”, afirmou o estudante de direito e integrante da chapa 01, Fernando Maltez.
Após a recontagem dos votos com as atas realizada nesta segunda-feira (03), a chapa 01 venceu as eleições do DCE UFBA, com 2682 votos. A segunda colocada teve 2662 votos, seguida da chapa 05, com 239 votos; chapa 02, com 194 votos e chapa 4, com 183 votos.
O impasse
Os integrantes da Chapa 01 - “Primavera nos Dentes” que acompanhavam o processo de contagem dos votos se deram conta da disparidade entre o número de assinaturas da votação da Faculdade de Medicina (Famed) e o número computado pela comissão eleitoral para a Famed, o que indicou que urna do último dia de votação, apesar de apurada, não havia sido contabilizada, o que daria vitória para a Chapa 03 - “Amar e Mudar as Coisas” por 15 votos de diferença.
A ata que comprovaria o número de votos por chapa, feita pelo estudante de química, membro do Diretório Acadêmico, Hugo Viotto, que compõe a comissão, no momento da recontagem às 6h de sábado, não foi encontrada. Por isso, a Comissão Eleitoral adiou a divulgação do resultado, para garantir a lisura do processo. Os documentos foram guardados; a sala de apuração devidamente lacrada, sob a responsabilidade da direção da Faculdade de Comunicação, local onde ocorreu os dias de apuração.
Depois de reaberta a sala, com a presença de representantes de todas as chapas, a ata foi reencontrada junto com outros documentos, porém, sem assinatura. Com a devida contabilização do número total de votos da urna da Famed, a Chapa 01 ganha as eleições para o DCE da UFBA por 20 votos a frente.
“Não é justo, depois de um processo democrático, no qual todas as chapas tiveram espaço para fazer suas campanhas e com o envolvimento dos estudantes, mesmo a eleição sendo facultativa, não contabilizar a urna global da Faculdade de Medicina. Não tem cabimento você desconsiderar um dia inteiro de votação, por conta de práticas escusas de setores do movimento estudantil que nós já conhecemos - de se apagar a luz durante votações para sumir documentos, e de ir de encontro a deliberações de assembleias estudantis. Nós do Diretório Acadêmico de Medicina (Damed) não concordamos com a não-contabilização da urna; seria um desrespeito com os estudantes”, afirmou Luamorena Leoni, integrante do Damed, estudante de medicina que não participa de nenhuma das chapas que concorrem ao pleito.
“Agradecemos a confiança que os mais de 2 mil estudantes da UFBA depositaram na nossa Chapa. De braços dados com os movimentos sociais, de dentro e fora da universidade, temos condição de consolidar um projeto democrático e popular de movimento estudantil”, comemorou Tâmara Terso, estudante de comunicação, integrante do Centro Acadêmico e, agora, Coordenadora Geral do DCE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário