domingo, 30 de maio de 2010

Pela transparência nas Eleições para Reitor/a da UESB

             
No dia 20.05.2010 a comunidade acadêmica da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), compareceu às urnas para participar do processo eleitoral para reitoria da Universidade. Após a apuração das urnas, alguns recursos foram apresentados pelo Prof. Itamar da chapa 1 e pela Profª Ana Angélica da chapa 2. Estes recursos versam sobre o abuso da máquina pública, postura divergente das mesas de votação, alteração da lista, imoralidade na contabilização dos votos dos Livre-nomeados (cargos de confiança concedidos pelo gestor da Universidade) , e contratação dos mesmos em pleno período eleitoral. Vale ressaltar que, hoje, a UESB é a única universidade entre as demais UEBAs que permite a participação de Livre-nomeados na eleição.
 

            A UEB (União dos Estudantes da Bahia), juntamente com os militantes do movimento estudantil da UESB campus de Jequié, convoca toda a comunidade acadêmica e baiana a uma reflexão perante os dados da última eleição para reitoria da UESB. A Chapa 2 encabeçada pela Profª Ana Angélica e pelo Profº Luiz Otávio obteve entre os demais candidatos o maior número de votos. No mapa geral divulgado pela comissão eleitoral, está explicito que a Chapa 2 foi eleita pelo segmento de estudantes e docentes. Nota-se que os votos que deram a suposta vitória à chapa 3 do Profº Paulo Roberto, são de funcionários LIVRE-NOMEADOS manobrados pela atual gestão do Prof. Abel Rebouças. A diferença dos votos entre a Profª Ana Angélica e do Profº Paulo Roberto é de apenas 1,3%, ainda que a mídia tendenciosa insista em divulgar a diferença de 3%.   

            Diante deste resultado, fica claro que a Universidade diz NÃO a uma gestão antidemocrática, centralizada, privatista e que impede o pleno desenvolvimento educacional da UESB em suas atividades de multicampia.
 
            Portanto, exigimos a apuração das denúncias e desejamos que, independente dos resultados obtidos por meio deste ato, o Governador Jaques Wagner, avalie os resultados e busque acima de tudo fazer valer a vontade da maioria e daqueles/as, que diante das urnas comprovaram que desejam construir uma Universidade Democrática e Popular, e repudia o continuísmo e o sucateamento da educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.  


“Há sempre uma mão altiva
pegando um giz ou pincel.
E há muros pela cidade
se nos negarem papel"
 (Mário lago)

Saudações,

            União dos Estudantes da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário