terça-feira, 24 de agosto de 2010

Carta Aberta do DCE UFBA aos Estudantes da Universidade Federal da Bahia.





O Diretório Central dos/das Estudantes da UFBA – Gestão Primavera Nos Dentes - vem a partir desta carta aberta se pronunciar a comunidade acadêmica na perspectiva de informar, pautar e apontar direções para os últimos acontecimentos evidenciados no semestre que se inicia: 2010.2.
É de conhecimento de todas e todos que nossa Universidade passa por períodos de transformações, estamos em plena implementação de um projeto de Reestruturação e em conseqüência disso dobramos o número de vagas, cursos e estrutura física assim como as demandas provenientes de qualquer processo de mudança. Temos a certeza que esse período avança em vários sentidos por que põe a universidade pública em vias de dialogo para o caminho da democratização do acesso ao ensino superior que em muitos momentos foi inviável, porém também temos a consciência que qualquer processo de mudança deve ser gerido com responsabilidade e planejamento para que problemas que já agravavam a universidade sejam sanados ao invés de aumentarem a cada semestre.
Falamos isso por que o início de 2010.2 na UFBA está se dando de uma maneira prejudicial para diversos cursos, em sua maioria os cursos novos e noturnos. Evidenciamos um inchaço nas salas de aula e em muitos casos a falta da mesma, assim como a falta de professores para disciplinas fundamentais dos currículos, a incompatibilidade dos horários de funcionamento dos órgãos e estabelecimentos com a realidade de uma universidade que funciona durante o dia e a noite como: SGC, Salvador Card, Xerox, Bibliotecas, entre outros e a eterna necessidade de priorização da assistência estudantil! Essa pauta, por exemplo, que para nós deveria aumentar seus recursos de acordo com o crescimento da UFBA, até agora não saiu das promessas... Temos um Restaurante Universitário que não comporta a demanda dos/das usuários/as em números de refeições, distribuição e muito menos no preço! Por tanto não vamos ficar parados/das esperando de braços cruzados essa situação se resolver.
A UFBA foi pioneira no processo de reforma universitária no Brasil, temos um projeto específico, UFBA NOVA, que vem nesse bojo e que é “um divisor de águas” em nosso ensino, logo uma resposta sobre a eficácia deste projeto para os/as estudantes se torna necessário já que o intuito é fortalecer o ensino, inovando e democratizando. Devemos ter um olhar atento e propositivo para os Bacharelados Interdisciplinares que estão em processo de consolidação e precisamos do comprometimento de todos os cursos e áreas do conhecimento para o andamento dos ciclos básicos, as áreas de concentração e os CPL’s.
Não aceitaremos retrocessos e defenderemos com responsabilidade uma UFBA unificada!
Hoje marcamos um novo momento na Administração Central desta Universidade com a posse de um novo reitorado, e é nesse sentido que chamamos a todas e todos para construirmos uma universidade democrática e popular, sem distinção de setores, responsável com as mudanças e combativa!

VOCÊ ESTUDANTE, COMPAREÇA NO CONSELHO DE ENTIDADES DE BASE: DIA 25/08/10, às 15hs, NA SEDE DO DCE UFBA!

Fonte: www.dce.ufba.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário