quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pela Igualdade: Nota de Repúdio à UFBA Racista

Vivenciamos, em âmbito Nacional e Estadual, o mês da Consciência negra, o “Novembro Negro”, e na Universidade Federal da Bahia presenciamos dois casos lamentáveis de racismo em menos de um mês.

O primeiro caso, ocorrido na Faculdade de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, tem como pano de fundo a infeliz frase “No mercado de trabalho não há Cotas”. Essa frase, proferida por um professor em sala de aula após chamar a atenção de um aluno negro e cotista, hoje é vista pela comunidade docente da unidade como questão de interpretação (com direito a carta de apoio ao professor que se expressou de forma racista). Já o segundo caso, um tanto quanto mais covarde, também se refere a uma frase, agora escrita no banheiro masculino do 1° andar da Faculdade de Comunicação, à base de tinta acrílica vermelha, com os dizeres: “Porco e Preto”, em referencia a um dos poucos professores negros da Faculdade.

O importante é se ater a pergunta: De onde essas duas ações saem? A primeira de um professor para um aluno e a segunda de “alguém” para um professor, mostrando assim como surge e de onde vem a intolerância racial em nossa universidade. O racismo da UFBA vem de sua estrutura. O racismo da UFBA não se exime do racismo do resto da sociedade, porém ele é agravado pela forma como é trabalhado no meio acadêmico, que finge não ver e ainda é reforçado nas salas de aula dessa estrutura. O racismo da UFBA vem da falta de importância da Universidade em expor e debater o racismo. O racismo da UFBA se dá por descaso político-social. O racismo institucional na UFBA reproduz o modelo hegemônico de exploração e o faz a partir de uma das instâncias de regulação da sociedade, o Estado, que executa práticas racistas além de ser conivente e corporativista com aqueles que o praticam.

Nosso ensino ainda é marcadamente Racista, Machista e Homofóbico, para citar três opressões fundamentais. Nas disciplinas ensinadas nos cursos desta Universidade o tema do Povo Negro é relegado ao esquecimento em detrimento da história européia, e por último nosso projeto de Ações Afirmativas tem ações restritas e que não apontam para as mudanças estruturais que a universidade carece. Aliás, é disso que queremos falar!

A falta de priorização da pauta da questão racial faz com que tenhamos aprovado um programa de Ações Afirmativas e depois o engavetado nas salas apertadas da PROAE. As Ações Afirmativas, hoje com cerca de 11 mil alunos cotistas, não passa do acesso, da Bolsa e Permanecer e outras poucas ações.

Portanto, o Racismo na UFBA deve ser repudiado e mais que isso, deve ser tema de uma grande mobilização por parte dos professores, alunos e técnicos-administrativos, a fim de que nossas estruturas sejam mudadas pela Base. A Administração Central deve priorizar a criação e implementação real dos mecanismos de permanência do Povo Negro, colocando como prioridade o programa de ações afirmativas e descolonização do conhecimento, além de efetivar ações que visem à punição de práticas racistas criando, por exemplo, uma Ouvidoria para que esses crimes sejam denunciados.



Salvador, 11 de novembro de 2010.



Diretório Central dos Estudantes

Gestão Primavera Nos Dentes

Um comentário: