quarta-feira, 30 de março de 2011

Nota Pública dos Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB - Campus de Jequié

Nós estudantes da UESB-Campus Jequié reunidos no último dia 22.03.2011 em seu Conselho de Entidades de Base (CEB) decidimos iniciar um Processo de Mobilização com o objetivo de sensibilizar os poderes públicos para a realidade enfrentada pelas Universidades Estaduais, em especial a UESB campus de Jequié.

Como sabemos esta realidade não é nova e, ainda que o governo do estado afirme ter ampliado os investimentos no último período, uma preocupação mais estratégica com a educação nunca foi apontada pelo mesmo. Não foi apresentado nenhum projeto, que aponte uma perspectiva em relação ao desafio de colocar as universidades estaduais em sintonia com um projeto de desenvolvimento para a Bahia, que seja capaz de ocupar os vazios econômicos regionais e reduzir as disparidades que marcam o Estado.

Não bastasse as dificuldades existentes o governo do estado, contradizendo seu próprio discurso de fortalecimento das Instituições Estaduais de Ensino Superior, baixa o Decreto de nº 12.583/11 e a Portaria Conjunta SAEB/SEFAZ/SEPLAN de nº 001 que atingiu diretamente as Universidade Estaduais, uma vez que impedem a concessão de Regime de Dedicação Exclusiva para os professores e a contratação de professor substituto quando do afastamento de professores para cursos de pós-graduação.

Tais medidas afetam também o cronograma mensal de liberação dos recursos para as universidades e por conseqüência a aquisição de materiais, construção de instalações paralisadas, manutenção dos equipamentos, programas de bolsas para estudantes e todas as diversas atividades necessárias para garantir a formação de bons profissionais.

Na UESB, isto soma-se as falhas na implantação de novos cursos, obras paralisadas(Novo Módulo de Salas - “A Lenda” , R.U. e Módulo de Saúde) , falta de salas e as más condições das existentes (apresentando problemas que vão da ventilação à acessibilidade), além da falta de planejamento e acompanhamento na liberação de professores para pós-graduação, que trouxe como resultado imediato/anunciado a falta de professores na maioria dos cursos e, a impossibilidade de formatura em alguns destes.

Por isso, pedimos o apoio da comunidade em geral na defesa dos nossos direitos e para garantir que a educação superior seja poupada de cortes orçamentários, pois ela é uma das principais bases para a construção de um Brasil e uma Bahia forte e desenvolvido.

Viva o Movimento Estudantil!
Viva a Universidade Pública!!!



Fonte: Coletivo Ousar ser Diferente UESB Jequié

Um comentário: