terça-feira, 29 de setembro de 2009

Facultatividade Já!


DCE usa Tribuna Popular da Câmara para cobrar aprovação do PL 28/09



O Diretório Central dos Estudantes da UFBA utilizou hoje a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador para cobrar que os vereadores aprovem projetos que democratizem o transporte público na cidade. O espaço de participação popular é reservado a entidades do movimento social apresentarem suas demandas.

A diretora do DCE, Tâmara Terso, juntamente com o presidente da Associação dos Grêmios Estudantis de Salvador, Gilcimar Brito colocaram os problemas de mobilidade urbana gerados pelo alto preço, má qualidade do serviço e falta de compromisso da Prefeitura com sua responsabilidade de regulação do sistema.

Os estudantes cobraram a aprovação do PL 28/09 de autoria da vereadora Marta Rodrigues (líder do PT na Casa), que versa sobre a facultatividade da compra antecipada de créditos do SalvadorCard. Hoje o estudante com R$ 1,10 no bolso e sem créditos no cartão não passa na roleta. Esse sistema é ilegal porque fere o direito a meia-passagem, que está vinculado à comprovação de matrícula e não a ter um cartão com créditos, e o Código de Defesa do Consumidor, que diz que ninguém pode ser obrigado a pagar antecipadamente por um bem ou serviço. Além de ser injusto numa realidade em que grande parte da população não tem renda fixa.

A apresentação do DCE a da AGES foi comentada por 6 vereadores, Olívia Santana, Henrique Carballal, Aladilce Souza e Marta Rodrigues pela oposição e Pedrinho Pepe e Jorge Jambeiro pela situação. Este último, presidente da Comissão de Transportes da CMS, argumentou contra o Projeto, demonstrando mais uma vez seu compromisso com os empresários.

O Movimento Estudantil continuará mobilizado por um sistema de transporte que garanta e direito a ir-e-vir da juventude soteropolitana e contra os abusos do SETPS/TransSalvador . Continuam sendo realizadas reuniões nas Universidades e colégios e coletas de assinaturas para a aprovação do PL.

Facultatividade Já!

Fonte: Coletivo Ousar ser Diferente.

2 comentários:

  1. Dou todo apoio a esta proposta, aliás achei um ABSURDO quando implantaram este sistema do Salvador Card, um retrocesso! A tecnologia para pagar passagem no próprio ônibus, já funcionava muito melhor do que hoje! Atualmente perdemos muito tempo (e gastamos duas passagens!) para ir colocar crédito no cartão! Antecipado só se tivesse em TODAS as lótericas ou bancas de jornais para poder colocar crédito, aí sim!

    ResponderExcluir
  2. mas não foi jambeiro que defendeu o passe livre enquanto os próprios estudantes defendiam o salvador card? quantas voltas o mundo dá hein?

    ResponderExcluir