quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aprovado na Câmara dos Vereadores o projeto de indicação do nome de 16 maio para o viaduto do bairro do Canela.


Na tarde de ontem, 27/10, foi aprovada pela câmara dos vereadores de Salvador, o projeto de indicação do nome de 16 de Maio para o viaduto do Canela, requerido pela Vereadora Marta Rodrigues (PT).

O 16 de Maio de 2001 é uma data histórica para o Movimento estudantil baiano que teve este dia marcado pela intolerância policial que reprimiu violentamente uma manifestação pacífica de estudantes no entorno do campi da UFBA, no Canela. Os estudantes aquela época pediam punição aos responsáveis pela quebra do sigilo do painel eletrônico do Senado Federal, que tinha como figura central, o então senador Antonio Carlos Magalhães. Após passeata pela vale, na subida do viaduto, estudantes, deputadas/os, vereadoras/ os, imprensa e manifestantes em geral, foram fortemente agredidos, evidenciando o cerceamento do direito constitucional de livre manifestação, preceituado no art. 5º, da nossa Carta Magna.



Este requerimento já havia sido aprovado pelo Conselho Universitário da UFBA, no ano de 2001, porém nunca acatado pela administração pública deste município.

Datas como estas ficam marcadas na memória estudantil da nossa universidade, fazendo com quem agora, mais do que nunca, se faça necessário a organização estudantil no intuito de pressionar a prefeitura para que efetive de fato esta nomeação, que representa nossa história.

Hoje o ME Baiano acorda com mais uma motivação, expressa na luta das/ dos companheiras/ os que fizeram e fazem frente a este e outros ataque aos movimentos sociais. A luta organizada não acabou e o 16 de Maio foi um exemplo disso.


A UFBA NÃO ESQUEÇE, O VIADUTO É 16 DE MAIO!

Fonte: Ousar Ser Diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário