sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O Primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi reafirma o machismo da Sociedade.


O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, reafirma o preconceito de gênero da sociedade machista e patriarcal. O parlamentar num ato lamentável de discrimação, chocou as mulheres de todo o mundo e impulsionou a retomada do debate da opressão de gênero na Itália.
Segue abaixo matéria do CUCA - Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE.


Não sou uma mulher à sua disposição.

A pequena Mafalda está indignada com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi. A argentina de seis anos aderiu ao protesto que já tem a adesão de cem mil mulheres contra o machismo do político.

Uma tirinha em quadrinhos enviada pelo autor Quino ao jornal La Repubblica, um dos poucos que escapam ao cerco midiático de Berlusconi, fez crescer os protestos contra a declaração dada no começo de outubro. Em debate com a opositora Rosy Bindi, o empresário afirmou em rede nacional: “Você é mais bela que inteligente. Não me interessa o que diz”.

A declaração fez renascer o movimento feminista italiano, que logo passou a colher assinaturas repudiando a atitude. A infeliz afirmação soma-se aos diversos escândalos de corrupção e de prostituição nos quais está envolvido o primeiro-ministro, que tentou pedir desculpas afirmando tratar-se de uma piada de ampla utilização.

Rosa Bindy afirmou que a tentativa de retratação não é uma desculpa, e faz apenas agravar a situação. “Isso de 'ampla utilização' é como dizer que todos pensam a mesma coisa”, afirmou, e logo depois cravou a frase que se tornaria mote da campanha: “Não sou uma mulher à sua disposição”.

Desde então, camisetas com a frase vêm sendo estampadas e vendidas aos montes no país. Nesta semana, a pequena Mafalda resolveu entrar na campanha, e pronunciou com todo seu atrevimento a resposta a Berlusconi. Para quem não conhece, vale a pena lembrar que a menina é a mesma que desafiou os políticos argentinos, inclusive ditadores, ao longo de todo o século passado, e estampou com ironia a realidade de países subdesenvolvidos.

Por decisão de Quino, seu autor, que não permite reproduções do trabalho, a tira pode ser vista no original de La Repubblica.

Fonte: http://www.cucadaune.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário