quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Diretoria de Gênero do DCE da UFBA comparece ao I Seminário de Mulheres Estudantes da UESB/ Jequié.





Realizado entre os dias 22 e 23 de Outubro, o I SEME – Seminário de Mulheres Estudantes da UESB/ Jequié, contou com a participação da Diretora de Gênero do DCE/ UFBA, Tâmara Terso.
Esta atividade, promovida pelo DCE da UESB/ Jequié em parceria com o Coletivo feminista Maria Quitéria teve como intuito debater a organização das mulheres na Universidade.
Com o tema: A Construção do Olhar Feminista para a Universidade, esses dois dias fomentaram o debate a cerca da participação das mulheres nos movimentos sociais, a organização das mulheres nos espaços de poder, aborto e auto-organização feminina.
Num espaço misto (mulheres e homens), o Auditório Waly Salomão recebeu nestes dois dias em média 80 participantes, que acompanharam uma programação diversa de debates, mesas redondas e mostra de áudio-visual.
Sem perder a bandeira de construção de uma Universidade Democrática e Popular, o DCE da UESB incluiu em sua programação a Integração da Universidade com as Comunidades e Movimentos Sociais. Exemplo disso foi à participação não só da academia, mas da Associação de Donas de Casa da Bahia, Católicas pelo Direito de Decidir, Marcha Mundial de Mulheres, Integrantes do Movimento Negro, entre outros, que ajudaram a construir novas perspectivas para a luta das mais diversas mulheres, negras, indígenas, lésbicas e estudantes.
Nas palavras de uma das integrantes do Coletivo MQ, Thaís Barreto, ex-diretora do DCE/ UESB, “... a organização das mulheres é fundamental para a superação das opressões de gênero. A educação sexista deve ser combatida, assim como o racismo e a homofobia dentro e fora da universidade. Só assim construiremos uma universidade fraterna e com equidade e o I SEME é o nosso primeiro passo.”.


Fonte: Ousar Ser Diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário