sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudantes se reúnem na reitoria da UFBA para cobrar mais investimentos






Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se reúnem na reitoria da Universidade, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (22) para cobrar que 10% do PIB (Produto Interno Bruto) seja destinado à educação.

De acordo com informações de Tâmara Terso, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), a mobilização pretende fechar uma pauta de reivindicações para que a partir daí seja marcada uma reunião com a administração central da universidade. Ela ainda afirmou que a ação desta quinta-feira integra uma mobilização realizada nacionalmente.

Segundo a avaliação de Tâmara, a Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e outros programas de expansão de vagas provocaram uma ruptura na universidade pública, que no momento necessita de mais investimentos para continuar mudando e se democratizando. “Não dá para encher a faculdade de estudantes e não investir na sua infraestrutura”, desabafa a estudante. Ela também informa que o movimento cobra melhores condições de permanência na instituição para estudantes em condição de vulnerabilidade social.

Questionada sobre a ocupação da reitoria por um período maior, a estudante descartou a possibilidade e afirmou que o movimento acredita que atingirá seus objetivos a partir do diálogo com a reitoria da universidade e demais autoridades.
De acordo com o assessor de comunicação da UFBA, Marco Queiroz, o salão nobre foi liberado pela unidade de ensino para a realização da assembleia dos estudantes. Marco disse ainda que a reitoria aguarda a apresentação dos pleitos dos universitários para que sejam avaliados. "A UFBA é um espaço democrático e a reitoria entende que esse processo é importante. As reivindicações serão analisadas", completa Marco Queiroz.


Fonte: G1 Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário