sábado, 3 de setembro de 2011

Ousar ser Diferente presente na Marcha dos Estudantes e no Planejamento da Diretoria Plena da UNE em Brasília.







“Estudante em Agosto qual é sua missão? 10% do PIB para Educação”. Com essa palavra de ordem cerca de 12 mil estudantes de todo o Brasil se reuniram na frente do Banco Central em Brasília, no dia 31 de Agosto para realizar aquela que seria uma das maiores Jornada de Lutas em defesa da educação feita pela UNE. A jornada de lutas (também chamada de Marcha dos/as Estudantes) agregou diversos setores do movimento social como o MST, CNTE, FASUBRA, Marcha Mundial das Mulheres, CUT e o coletivo Ousar Ser Diferente, que estavam lá contribuindo na luta pela aprovação de um PNE com a cara do estudante brasileiro.

A lavagem da porta do BC no início da marcha teve como objetivo denunciar quanto do orçamento público é gasto em juros da divida interna e com o capital privado. E deu certo! Horas mais tarde toda a mídia brasileira anunciava a diminuição de 0,5% dos juros na reunião do COPOM. O Movimento social mais uma vez conseguiu vitórias, mas permanece na luta pela aprovação dos 10% do PIB para a educação e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, afinal de contas financiamento é pauta prioritária do M.E. neste momento.

Outras agendas do dia 31...



Depois da vitoriosa Marcha dos Estudantes o dia ainda prometia muita agenda de mobilização. Enquanto a diretoria executiva da UNE era recebida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, numa reunião de balanço e reivindicação que contou com a entrega de uma pauta de 43 pontos prioritários, outra parte da diretoria da UNE se dividia entre duas audiências públicas na Câmara e no Senado Federal. A primeira audiência na Câmara debateu o tema dos Direitos Humanos, com a presença da UNE e da militante do M.E. chileno Camila Vallejo, que foi convidada a participar da audiência e relatar como os direitos humanos estão sendo violados pela polícia nas manifestações dos estudantes no Chile, inclusive com a própria Camila sendo ameaçada de morte.

A segunda audiência, no Senado, tratava do financiamento público da Educação. Presidida pelo Senador Paulo Paim, a audiência tinha como ponto estratégico debater o PNE e a aprovação dos 10% do PIB para a Educação. A CNTE, UNE e UBES fizeram bonito pautando o financiamento como estratégico para manutenção do REUNI, valorização do trabalhador/ora em educação, políticas de permanência e na disputa da qualidade de ensino nos níveis básico, médio e superior.


Planejando a UNE para as lutas do próximo período.






No dia 01 de Setembro a diretoria Plena da UNE se reuniu na Universidade de Brasília – Unb, para realizar a 1° reunião de planejamento da gestão. O debate foi aberto com o tema conjuntura e logo depois foi feito uma sabatina sobre o PNE junto com o MST e CNTE ao deputado Ângelo Vanhoni, relator do plano na Câmara dos Deputados. Nas falas da direção da UNE e dos movimentos sociais havia um tom de entusiasmos, não só em aprovar o PNE, mas de implementa-lo no sentido de construir uma nova educação, com um ensino multidisciplinar, que respeite as minorias e que leve em consideração os saberes populares.

O terceiro ponto de pauta da reunião foi o a apresentação do planejamento das diretorias e sua aprovação. A diretoria de Extensão da UNE, que o Ousar dirige, apresentou o desafio de colocar a extensão universitária como prioridade na disputa do conteúdo da educação juntamente como a integração da Universidade às Comunidades e aos Movimentos Sociais. Reformular o Projeto Rodon, numa perspectiva Urbana, criar Lei que Regulamente o projeto Rondon, lutar por no mínimo de 30% de créditos obrigatórios para disciplinas de extensão e realizar o I Seminário Nacional de Extensão é uma das nossas tarefas para o próximo período.

A gestão da UNE 2011-2013 tem suas lutas do tamanho de seus sonhos, logo, colocar a estudantada na rua, construir ainda mais nossa entidade na base dos/as estudantes e disputar a educação como estratégica para o desenvolvimento do país é o que nos orienta!

Viva a UNE e os/as Estudantes brasileiros/as!


Fonte: Ousar ser Diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário