quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Marcha dos/as estudantes da UFBA defende 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação!












Nesta última segunda-feira, dia 12, os/ as estudantes da UFBA escreveram mais uma página do movimento estudantil baiano, seguindo uma tendência nacional de mobilizações em defesa da educação pública e de qualidade fomos às ruas reivindicar 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, assim como diversas pautas que atinge diretamente nossa Universidade. Foram mais de 200 estudantes em marcha e o Coletivo Ousar ser Diferente estava lá, fazendo parte desta vitoriosa mobilização.

A UFBA vive um período de expansão e reestruturação que deu início em 2008 e que mudou sua cara. De lá pra cá novos cursos foram implantados, assim como novas modalidades, duplicamos o número de vagas e hoje temos aulas das 07:00 as 22:30hs. O ingresso da classe trabalhadora ao ensino superior e de mais negras e negros através das cotas sócio-raciais é uma realidade, nesse sentido é imprescindível o aumento de mais verbas para a educação e da destinação participativa destes recursos.

Hoje, em 2011, nossa universidade entra na etapa final do projeto de expansão e reestruturação, porém enfrentamos muitas dificuldades na gerencia e nos recursos. Muitas obras estão paradas, há uma precarização visível dos/das trabalhadores/as técnicos e terceirizados, e as políticas de assistência estudantil não acompanham a expansão de vagas. Nos últimos meses enfrentamos mais de 90 dias de greve dos servidores técnico-administrativos, e na última semana dos foi à vez da greve dos/as vigilantes, que agrava ainda mais o nosso velho conhecido problema de segurança.

Os estudantes da UFBA, DCE, UNE e UEB, além dos Fóruns de São Lázaro e Ondina se somaram a partir do dia 12 as mobilizações dos trabalhadores/as da UFBA para reivindicar uma postura urgente da reitoria sobre a situação e crise que vivemos. A partir da nossa mobilização inauguramos um momento de atividades constante que culminará numa grande Assembléia Geral de Estudantes da UFBA dia 22 de Setembro na Reitoria!

Convocamos a todas e todos para participar do nosso calendário de mobilização, pois uma Universidade Democrática e Popular se constrói nas lutas diárias!


Calendário:

Segunda a Quarta-feira – 19/09 a 21/09 – Aulas Públicas organizadas pelos Fóruns dos Campi (São Lázaro, Ondina dia 21, Canela dia 20).

Terça-feira – 20/09 – Conselho de Entidades de Base – com a pauta da mobilização para agregar os demais CAs e as pautas dos diversos campi tiradas nos Fóruns.

Quinta-feira – 22/09 – Assembléia Estudantil da UFBA, na reitoria.


Fonte: Ousar Ser Diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário