domingo, 16 de outubro de 2011

Mobilizações na UFBA, vitória da unidade popular!

Os/as estudantes da UFBA estão indo para a 5° semana de mobilizações em defesa de uma educação pública e de qualidade e pautas como os 10% do PIB para a Educação, andamento das Obras do REUNI, Assistência Estudantil, BUZUFBA, Contratação de Professores entre outros fazem parte deste que é um dos maiores levantes do Movimento Estudantil vistos nos últimos anos.

Realizamos grandes Assembléias, Ocupações do R.U. e da FAPEX, Conselhos de Entidades de Base lotados, Aulas Públicas e a tão esperada audiência com a Reitoria a fim de exigir o cumprimento das nossas pautas de reivindicação que somadas chegam ao número de 37. Nesta audiência tivemos a oportunidade de ouvir e sermos ouvidos, porém sobre as soluções dos nossos problemas naquele momento nada foi apresentado, logo, saímos da reitoria com o sentimento de que iríamos aguardo o prazo de 01 semana para radicalizar ainda mais a nossa luta.

Na última terça-feira, dia 11, fomos chamados pela reitoria a fim de nos entregar algumas respostas sobre as reivindicações, lá fomos, e recebemos os prazos de 04 pontos da nossa pauta, a saber: Abertura de postos de distribuição do R.U., Comida Vegetariana no R.U e funcionamento de novos R.U.’s em Salvador e em Barreiras; BUZUFBA; Funcionamento do SGC em dois turnos e a abertura de postos avançados do SGC em Ondina.

As pautas atendidas pela reitoria foram poucas, muito poucas, e inclusive uma das nossas mais caras pautas – residências universitárias – não foi citada no documento entregue ao movimento, nesse sentido devemos nos manter em mobilização até que todas as nossas reivindicações sejam atendidas. Porém reconhecemos que o pouco que a reitoria respondeu é uma vitória, fruto da mobilização das/dos estudantes que durante essas 05 semanas deixaram suas aulas e provas para estarem nas ruas, respondendo a pergunta: QUEM SÃO VOCÊS? SOU ESTUDANTE!

É chegada a hora de radicalizar, dentro e fora das salas de aula, pois os/as estudantes da UFBA organizados já mostraram que podem mais, muito mais. Nesse sentido o Coletivo Ousar ser Diferente convoca a todas e todos para o Conselho Universitário do dia 20/11, na reitoria que irá debater como pauta única ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Mais uma vez vamos mostrar que somos Estudantes em sua plenitude e que temos direito de mudar os rumos da história construindo uma UFBA democrática e popular!

Coletivo Ousar ser Diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário