sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Planejamento Estadual do Ousar ser Diferente!




Nos dias 01 e 02 de Outubro aconteceu no DCE UFBA o Planejamento Estadual do Coletivo Ousar ser Diferente. O Ousar que é um coletivo do Movimento Estudantil que atua à cerca de 05 anos nas universidades da Bahia se reuniu mais uma vez para debater, traçar metas e estratégias na construção de uma educação de qualidade, tendo como pano de fundo o começo das nova gestões tanto da UNE, quanto da UEB.

Representantes da UFBA SSa e Conquista, UESC, UNEB e UESB, além da UNE e da UEB realizaram nestes dois dias grandes debates em torno da pauta do Financiamento Público para a Educação – 10% do PIB e 50% do Pré-Sal, organização do Movimento Estudantil e sobre a Integração da Universidade com as Comunidades e Movimentos Sociais. Para os novos integrantes do coletivo este espaço também surgiu como oportunidade de conhecer experiências diferentes de atuação no M.E. , além da vivencia com militantes dos 4 cantos do estado.

Muito se refletiu nos debates sobre a importância de estar inserido na atual conjuntura de mobilizações, que hoje tem o seu maior foco na UFBA. Construir estes espaços com a diversidade dos setores dos movimentos sociais é necessário e na avaliação do Ousar esse é um período de muita efervescência política nas universidades, sendo a possibilidade de alcance dos 10% do PIB para a Educação na aprovação do PNE uma força motora para o movimento. Sobre as novas trincheiras de luta foi posto como fundamental a disputa dos currículos, das pesquisas e das extensões ao passo de garantir uma educação, democrática e popular, logo, os Bacharelados Interdisciplinares, o SISU e a Integração das Comunidades Populares e dos Movimentos Sociais podem ser um caminho para estes desafios.

Novos projetos foram pensados ou amadurecidos no planejamento e hoje já estão no calendário do Ousar ser Diferente a rodada de Formação Política Estadual sobre Integração da Universidade com as Comunidades e Movimentos Sociais, o EIV Urbano e o Seminário Nacional de Extensão Universitária, realizado pela diretoria de Extensão da UNE, que o Ousar dirige nesta gestão.

Além de debates, projetos e calendários o Ousar sai deste planejamento com a uma Coordenação Estadual e uma nova marca, que em breve será disponibilizada no Blog e diversas redes sociais.

O Coletivo Ousar ser Diferente se fortalece ainda mais a partir deste planejamento, tendo como perspectiva a luta incessante da juventude baiana por uma Educação com a cara do nosso povo!


Fonte: Ousar ser Diferente.

Um comentário:

  1. Construindo uma universidade popular e democrática de verdade, a OUSAR é nossa grande força, companheiros! \°/

    ResponderExcluir